A Educação Infantil é a etapa que compreende a faixa etária dos alunos de 1 a 5 anos. O Colégio Ecolar foi estruturado para atender às necessidades do desenvolvimento infantil integrado, respeitando a individualidade e heterogeneidade da comunidade escolar. Os educadores são mediadores e facilitadores dessa construção.
Na instituição, esse segmento da escolarização foi dividido em cinco turmas – 1, 2, 3, 4 e 5, com duas fases do desenvolvimento – as crianças que estão início da Educação Infantil e aquelas que estão finalizando essa etapa.
Considerando os aspectos da faixa etária, são promovidas atividades baseadas em propostas pedagógicas, contemplando todos os aspectos do desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo e que favoreçam o processo de construção do conhecimento.
Alunos de 1 e 2 anos, que estão iniciando sua vida escolar, começando o processo de muitas vivências. Nessa fase, há grande necessidade de investimentos que estimulem a oralidade, a motricidade, a autonomia e as interações.
Alunos de 3 a 5 anos, período em que há um aumento significativo de suas habilidades em relação ao desenvolvimento da comunicação, que se torna mais elaborada e coerente. As crianças já têm autonomia para realizar várias atividades, fazer escolhas e executar ideias.
Os componentes curriculares tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às culturas infantis tradicionais e contemporâneas. Conforme descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento homologado pelo Ministério da Educação (MEC), que reúne diretrizes para subsidiar a educação básica nas escolas, a organização curricular busca na Educação Infantil trabalhar os Campos de Experiências a seguir:
Para além do convencional: Descubra o horário integral do Colégio Ecolar.
O Colégio Ecolar compreende que a verdadeira aprendizagem vai além das fronteiras da sala de aula convencional. No âmbito do horário integral, não apenas ampliamos o tempo de permanência dos estudantes no Colégio, mas também enriquecemos suas jornadas educacionais.
O diferencial do horário estendido reside no acompanhamento pedagógico, na inclusão de aulas de inglês como parte integrante do programa. Além disso, oferecemos atividades opcionais, como balé e karatê, ampliando as oportunidades para os alunos explorarem seus interesses e talentos individuais.
A decisão de incluir essas atividades reflete nossa compreensão do papel vital desempenhado pelas experiências extracurriculares no desenvolvimento global dos estudantes. Seja a imersão em uma nova língua, a dedicação do balé ou a disciplina do Karatê, cada atividade é projetada para complementar e enriquecer a jornada educacional, proporcionando aos alunos habilidades e perspectivas valiosas para o seu futuro.
Assim, no Colégio Ecolar, estamos comprometidos em preparar os alunos não apenas para os desafios acadêmicos, mas para uma jornada de descoberta, crescimento e sucesso ao longo de suas vidas.