A proposta pedagógica do Colégio Ecolar parte do princípio estabelecido no socioconstrutivismo, adotando como metodologia a participação ativa dos estudantes, estimulando a construção do conhecimento de forma colaborativa e autônoma, preparando os alunos para enfrentar desafios e contribuir de forma positiva para a sociedade.
Na abordagem socioconstrutivista, a avaliação é vista como um processo contínuo, que ocorre durante todo o período em que a criança está no colégio, e não apenas como um evento isolado no final do ano letivo. Isso significa que o acompanhamento e o registro das atividades, interações e progressos do aluno são fundamentais para entender como ele está se desenvolvendo e o que pode ser feito para apoiá-lo em seu processo de aprendizagem.
Com um olhar singular às crianças 01 a 10 anos, é articulada a ação educativa com a formação cidadã, com respeito à infância e o cuidado com o próximo, este como algo indissociável ao processo educativo, balizando a conduta dos profissionais desse colégio.
Na educação infantil, a avaliação é um processo fundamental que permite entender o desenvolvimento e as conquistas das crianças ao longo do tempo, e os relatórios são uma das formas de documentar e comunicar essas informações. As famílias da Educação Infantil recebem as informações em dois momentos, na avaliação do 1º semestre e na avaliação do 2º semestre.
No ensino fundamental é aplicada a modalidade de avaliação formativa (processual), procurando assegurar a prevalência de aspectos qualitativos sobre os quantitativos. O Colégio Ecolar adota como instrumento para este tipo de avaliação, o Registro Individual do Desenvolvimento do Aluno (RIDA). Os familiares acompanham o desenvolvimento dos(as) filhos(as) por meio das diferentes produções realizadas em classe e em casa, da participação nos eventos e momentos de socialização de conhecimentos, dos registros da avaliação das metas enviados aos familiares, no final do I, II e III trimestre.